AVALIAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA O PROCESSO DE ENSINAR

Autores

  • Letícia Gonçalves Vieira
  • Anny Gabrielly Merlim Silva
  • Livia Cozer Montenegro Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.
  • Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni
  • Eunice Francisca Martins
  • Márcia dos Santos Pereira

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.467

Palavras-chave:

avaliação educacional, educação em enfermagem, currículo, infecções por coronavírus, pandemia.

Resumo

Objetivo: Avaliar os planos de ensino das disciplinas de um curso de graduação em enfermagem ofertadas no contexto de Ensino Remoto Emergencial.

Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa realizado a partir de documentos relacionados as disciplinas obrigatórias do curso de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2020. Foram avaliados ementa, objetivos, estratégias metodológicas e avaliação adotadas durante o ensino remoto emergencial.

Resultados: Foram analisados 72 planos de ensino de disciplinas na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE), com prevalência inicial das aulas assíncronas. Os objetivos cognitivos foram os mais utilizados seguido do psicomotor. As estratégias de ensino adotadas convergem com os objetivos propostos e seus domínios da aprendizagem. A avaliação somativa ocorreu em cerca de 90,0% dos planos de ensino e a diagnóstica em 6,0%.

Conclusão: Ainda que as aulas tenham sido retomadas o quanto antes via ERE e que sua articulação consista no esforço de desenvolver um ensino que considere as necessidades pedagógicas constantes na estrutura curricular, elas não foram suficientes para dar conta do ensino da enfermagem.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

VIEIRA, Letícia Gonçalves; SILVA, Anny Gabrielly Merlim; MONTENEGRO, Livia Cozer; DE ALMEIDA LIMA BARONI, Fabíola Carvalho; MARTINS, Eunice Francisca; PEREIRA, Márcia dos Santos. AVALIAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA O PROCESSO DE ENSINAR. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 10, n. 2, 2023. DOI: 10.20438/ecs.v10i2.467. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/467. Acesso em: 12 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 219

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.