AVALIAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA O PROCESSO DE ENSINAR
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.467Palavras-chave:
avaliação educacional, educação em enfermagem, currículo, infecções por coronavírus, pandemia.Resumo
Objetivo: Avaliar os planos de ensino das disciplinas de um curso de graduação em enfermagem ofertadas no contexto de Ensino Remoto Emergencial.
Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa realizado a partir de documentos relacionados as disciplinas obrigatórias do curso de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2020. Foram avaliados ementa, objetivos, estratégias metodológicas e avaliação adotadas durante o ensino remoto emergencial.
Resultados: Foram analisados 72 planos de ensino de disciplinas na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE), com prevalência inicial das aulas assíncronas. Os objetivos cognitivos foram os mais utilizados seguido do psicomotor. As estratégias de ensino adotadas convergem com os objetivos propostos e seus domínios da aprendizagem. A avaliação somativa ocorreu em cerca de 90,0% dos planos de ensino e a diagnóstica em 6,0%.
Conclusão: Ainda que as aulas tenham sido retomadas o quanto antes via ERE e que sua articulação consista no esforço de desenvolver um ensino que considere as necessidades pedagógicas constantes na estrutura curricular, elas não foram suficientes para dar conta do ensino da enfermagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.