AVALIAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA O PROCESSO DE ENSINAR

Letícia Gonçalves Vieira, Anny Gabrielly Merlim Silva, Livia Cozer Montenegro, Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni, Eunice Francisca Martins, Márcia dos Santos Pereira

Resumo


Objetivo: Avaliar os planos de ensino das disciplinas de um curso de graduação em enfermagem ofertadas no contexto de Ensino Remoto Emergencial.

Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa realizado a partir de documentos relacionados as disciplinas obrigatórias do curso de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2020. Foram avaliados ementa, objetivos, estratégias metodológicas e avaliação adotadas durante o ensino remoto emergencial.

Resultados: Foram analisados 72 planos de ensino de disciplinas na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE), com prevalência inicial das aulas assíncronas. Os objetivos cognitivos foram os mais utilizados seguido do psicomotor. As estratégias de ensino adotadas convergem com os objetivos propostos e seus domínios da aprendizagem. A avaliação somativa ocorreu em cerca de 90,0% dos planos de ensino e a diagnóstica em 6,0%.

Conclusão: Ainda que as aulas tenham sido retomadas o quanto antes via ERE e que sua articulação consista no esforço de desenvolver um ensino que considere as necessidades pedagógicas constantes na estrutura curricular, elas não foram suficientes para dar conta do ensino da enfermagem.


Palavras-chave


avaliação educacional; educação em enfermagem; currículo; infecções por coronavírus; pandemia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v10i2.467

Apontamentos

  • Não há apontamentos.