POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

José Mateus Ismael Lima, Ellen Renalle Martins Guedes, Isabelle Cavalcanti Pergentino da Silva, Marissol Carla de Oliveira Melo, Danielle Samara Tavares de Oliveira Figueirêdo

Resumo


O presente artigo objetiva relatar metodologias ativas empregadas no ensino da Epidemiologia, destacando as potencialidades e desafios. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de aulas desenvolvidas no período de março a novembro de 2023, por docente e monitores do componente curricular Epidemiologia e Saúde. Os metodos ativos foram descritos conforme foram executados e analisados conforme literatura. Foram empregadas as seguintes metodologias: sala da aula invertida, mapas mentais-conceituais, vídeos-didáticos gamificação e dramatização (com Aprendizagem Baseada em Problemas). Percebeu-se que as estratégias adotadas possibilitaram uma maior retenção de informações sobre os conteúdos propostos, além de promover aulas mais integradas e participativas. Houve aumento do vínculo docente-discente. Apesar dos notáveis benefícios, a aplicação de metodologias ativas na disciplina de Epidemiologia e Saúde enfrenta desafios, como conceitos teóricos muito engessados e pequena carga horária para sua operacionalização no Plano Pedagógico do Curso.


Palavras-chave


Ensino; Epidemiologia; Aprendizagem Ativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v10i2.575

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