FARMACOTERAPIA DO IDOSO: MELHORANDO O USO DE MEDICAMENTOS NA TERCEIRA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.515Palavras-chave:
treinamento, tratamento farmacológico, instituição de longa permanência para idososResumo
O número de indivíduos idosos vem aumentando, assim como o consumo de medicamentos por esta população. O número de medicamentos é o principal fator de risco para esses pacientes, havendo relação exponencial entre a polifarmácia e a probabilidade de reação adversa ao uso de medicamentos, interações medicamentosas e respostas farmacológicas inapropriadas para idosos. Sendo assim, observa-se a necessidade da aplicação de estratégias que visem melhorar a farmacoterapia geriátrica, permitindo o uso racional de medicamentos. Essas estratégias devem ser dirigidas tanto à população idosa quanto aos profissionais que exercem atividades junto aos idosos. Baseado nesses fatos, objetivou-se elaborar um trabalho descritivo do tipo relato de experiência, contendo descrições, considerações e resultados baseados nas experiências de alunos e professores que desenvolveram um projeto com ações educativas, na perspectiva de melhorar a farmacoterapia dos idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para idosos no munícipio de Cuité-PB. Essas atividades foram direcionadas aos idosos e profissionais que atuavam na Instituição de Longa Permanência, realizadas, principalmente, por meio de treinamentos promovidos pelos alunos extensionistas, coordenados pelo professor-orientador, de acordo com as demandas observadas e analisadas na Instituição de Longa Permanência, visando melhorar a atuação dos profissionais e a qualidade de vida dos idosos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.