IMPACTO DA FISIOTERAPIA NA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM A SÍNDROME PÓS-POLIOMIELITE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.314

Palavras-chave:

Dor, Fisioterapia, Funcionalidade, Qualidade de vida

Resumo

A Síndrome Pós-Poliomite se caracterizada pela presença de sintomas como fadiga, atrofia, fraqueza muscular e dor mioarticular resultante de nova deterioração neuronal motora anos após a forma aguda da doença, ou seja, a poliomielite. Objetivou-se analisar o impacto do tratamento fisioterapêutico em grupo na melhora da dor, capacidade funcional e qualidade de vida de indivíduos com a Síndrome Pós-Pólio. Pesquisa transversal realizada com 10 pacientes usuários da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência de João Pessoa, PB.  Realizou-se entrevista individual norteada por instrumentos objetivos para avaliação das variáveis dor (Escala Visual Analógica da Dor), capacidade funcional (Escala de Atividades de Vida Diária de Barthel) e qualidade de vida (WHOQOL-bref). A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa da da Universidade Federal da Paraíba. Resultados: Cerca de 80,0% dos participantes apresentaram melhora do quadro álgico de grave para leve; da capacidade funcional de moderada para leve (80,0%) e da qualidade de vida nos domínios físico, psicológico e relações sociais. Conclusão: os atendimentos fisioterapêuticos em grupo constituíram-se como uma estratégia efetiva na melhora da dor, capacidade funcional e qualidade de vida de indivíduos com a SPP.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

CALADO, Ana Carolina de Lima; PONTES JÚNIOR, Francisco Assis Coutinho; DE FREITAS MOREIRA, Karen Lúcia; LINS DA COSTA, Stênio Melo; CAMILO DAMIÃO, Maria Eduarda; TORQUATO, Isolda Maria Barros. IMPACTO DA FISIOTERAPIA NA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM A SÍNDROME PÓS-POLIOMIELITE. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 7, n. 2, p. 16, 2020. DOI: 10.20438/ecs.v7i2.314. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/314. Acesso em: 16 maio. 2025.

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