TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A QUALIDADE DE VIDA E ENFRENTAMENTO DOS FAMILIARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.236Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Qualidade de Vida, Estratégias de Enfrentamento, Familia.Resumo
O Transtorno do Espectro Autista é uma sindrome neuropsiquiatrica, com causa desconhecida, desenvolvimento multifatorial e diagnóstico clínico. Surge nos primeiros três anos, apresentando dificuldades de comunicação, interação social, comportamentos esteriotipados e apego por rotinas. Portanto, exige um processo de adaptação da dinâmica familiar. Assim, objetivou-se sumarizar o que a literatura de 2015 a 2019 aborda sobre qualidade de vida e enfrentamento dos familiares de crianças com transtorno do espectro autista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo revisão integrativa, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online em março de 2019. Os Descritores em Ciência da Saúde utilizados foram Adaptation Psychological, Quality of Life, Family e Autism Spectrum Disorder cruzados com o operador booleano AND. Foram selecionados 4 artigos e à análise de conteúdo, elencadas duas categorias temáticas: Qualidade de vida, visto as implicações, pressões e cobranças internas e externas, que alteram o funcionamento familiar; e Estratégias de enfrentamento, atitudes diante das dificuldades e a contribuição disso para melhoria na qualidade de vida dessa pessoa. Assim, a melhoria na qualidade de vida dos familiares parte das formas de enfrentamento como disparadores na busca por suprirem as demandas da criança, mas também as suas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.