A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA VIDA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Cláudia de Queiroz Universidade Federal de Campina Grande, Cuité-PB, Brasil.
  • Maria Clara Soares Dantas Universidade Federal de Campina Grande, Cuité-PB, Brasil.
  • Luciana Dantas Farias de Andrade Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.290

Palavras-chave:

Enfermagem, educação, ciência

Resumo

Este estudo tem o objetivo de relatar a importância das experiências vivenciadas por duas acadêmicas de enfermagem de uma Universidade Federal no Curimataú paraibano durante o período de agosto/2018 a julho/2019 durante o desenvolvimento de projetos de iniciação científica. Metodologicamente ancora-se no relato de experiência, descrevendo a importância dos conhecimentos, particularidades e experiências vivenciadas na oportunidade de realização de projeto de iniciação cientifica. Tal experiência transformadora pessoal/acadêmica a que foi imposta é fruto de inquietações do ser pesquisador, possibilitando uma nova visão de mundo, de subjetividades, de compreensão, de conhecimento, enfrentamento e superação às adversidades, conquistas e toda carga de aprendizado. A inserção dos estudantes em projetos de pesquisa colabora para o processo de educação, como também para o fortalecimento das relações interpessoais e atualização constantes.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia de Queiroz, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité-PB, Brasil.
    Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Unidade Acadêmica de Enfermagem.
  • Maria Clara Soares Dantas, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité-PB, Brasil.
    Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Unidade Acadêmica de Enfermagem,
  • Luciana Dantas Farias de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
    Enfermeira. Doutora em Psicologia pela UFES. Docente no Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFCG, campus Cuité-PB.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

QUEIROZ, Ana Cláudia de; DANTAS, Maria Clara Soares; ANDRADE, Luciana Dantas Farias de. A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA VIDA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 7, n. 2, p. 11, 2020. DOI: 10.20438/ecs.v7i2.290. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/290. Acesso em: 12 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 164

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)