CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA: VIVÊNCIA DE MÃES ACERCA DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.327Palavras-chave:
Saúde da criança, Puericultura, Consulta de EnfermagemResumo
A consulta de enfermagem em puericultura representa uma oportunidade de avaliar a criança em sua totalidade, de forma sistematizada e individualizada levando em consideração determinantes e condicionantes de saúde, visando a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde. Objetivou-se compreender as ações implementadas na consulta de enfermagem em puericultura, a partir da vivência de mães. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, qualitativa, realizada no período de outubro a dezembro de 2017, com 13 mães de crianças menores de dois anos cadastradas em duas unidades de saúde da família do município de Cuité-Paraíba. Os dados foram coletados a partir de entrevista norteada por roteiro semiestruturado, e analisados de acordo com a análise de conteúdo proposta por Minayo. A análise permitiu a construção de uma categoria temática: Vivência de mães acerca das ações realizadas na consulta de enfermagem em puericultura, alicerçada em três subcategorias: Etapas da consulta; Fragilidades e Contribuições para a integralidade do cuidado. Contudo, a consulta de enfermagem em puericultura representa uma importante contribuição para a redução de morbimortalidade infantil,entretanto,apresenta fragilidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.