CUIDADOS DE ENFERMAGEM NOS CASOS DE INTOXICAÇÕES EXÓGENAS: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v6i1.203Palavras-chave:
Intoxicação, Envenenamento, Cuidados de Enfermagem, Prevenção de AcidentesResumo
As intoxicações exógenas são definidas como um conjunto de efeitos nocivos, que causam desequilíbrio orgânico, ocasionado por substâncias químicas, seja por via de inalação, digestiva, cutânea entre outras. Objetivou-se identificar as publicões científicas sobre os cuidados de enfermagem diante das intoxicações exógenas no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados indexadoras: LILACS, SCIELO, BDENF, utilizando os descritores “Intoxicação/Envenenamento”, “Cuidados de Enfermagem” e “Prevenção de acidentes”, no período de janeiro a março de 2019, contabilizando 12 artigos considerando os anos de publicações entre 2013 a 2019. A intoxicação exógena pode ser apresentada de várias formas, sejam, por agentes ambientes, medicamentos, alimentos ou até mesmo a água, apresentando um efeito nocivo. Pode-se classificá-la em aguda ou crônica, que causam manifestações clínicas significantes e até fatais. Considera-se o papel da enfermagem como primordial no contexto do atendimento multiprofissional ao paciente com diagnóstico de intoxicação exógenas por diversas causas. Ressalta-se importância na articulação da assitência de enfermagem na promoção, prevenção e tratamento para esse agravo. Salienta-se a importância do enfermeiro está preparado cientificamente para cuidar de paciente acometidos com intoxicação exógena, visando não apenas o estado físico, mas o social e psicologico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.