AVALIAÇÃO DA DOR AGUDA PEDIÁTRICA NO PÓS – OPERATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.588Palavras-chave:
Avaliação da dor, Enfermeiras Pediátricas, Cuidados pós-operatórios.Resumo
O objetivo foi avaliar a dor aguda pediátrica no pós-operatório de cirurgias gerais em um hospital público na Paraíba. Pesquisa transversal descritiva, realizada na unidade pediátrica de um hospital público na cidade de Campina Grande - PB, com crianças entre 2 e 12 anos submetidas a procedimento cirúrgico no período de fevereiro a março de 2018. Os dados sociodemográficos e clínicos foram coletados junto ao prontuário através de um formulário do tipo check list. As variáveis para avaliação da dor foram verificadas conforme a faixa etária da criança e analisadas com auxílio do software Statistical Package for the Social Science, versão 21.0. Foi observado que a maioria das crianças era do sexo masculino e a escala de dor mais utilizada foi a numérica. A forma de tratamento mais utilizada foi a terapia medicamentosa, através do uso da dipirona e em 20% das crianças foi associado o tratamento não farmacológico do tipo compressa fria. A taxa de incidência de dor aguda pós-operatória nas crianças foi de 60%, uma vez que 45% referiram dor moderada e 15% dor intensa. Verifica-se uma elevada incidência de dor pós-operatória pediátrica e o manejo da dor, em sua maioria, inadequado ou que sequer foi realizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.