PRIMEIROS SOCORROS EM INTOXICAÇÕES POR SUBSTÂNCIAS EXÓGENAS: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.480Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Intoxicações, Adultos, Crianças, Compostos Químicos.Resumo
Intoxicações por substâncias exógenas consistem em reações exercidas pelo organismo humano em decorrência da exposição a compostos químicos tóxicos. Diante desses casos, é crucial conhecer os sinais e sintomas e realizar os primeiros socorros, a fim de manter a vítima viva e evitar danos maiores a saúde. Objetivou-se mapear na literatura os principais sinais e sintomas de intoxicações exógenas e elencar quais as condutas de primeiros socorros na perspectiva imediata e preventiva. Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados MEDLINE/PubMed, PUBMED central, Science Direct e SciELO. Foram encontrados 686 estudos, e após os critérios de eleição 10 artigos foram incluídos. Averiguou-se que as condutas específicas de primeiros socorros em casos de intoxicação irá depender, especificadamente, da via de exposição ao composto tóxico. Além disso, observou-se que o público infantil é, frequentemente, atingido por episódios de envenenamento por produtos químicos domésticos e medicamentos. Destaca-se a importância da população leiga adquirir conhecimento de primeiros socorros sobre as intervenções corretas e eficazes na prestação da assistência a vítima de intoxicações por substâncias exógenas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.