ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE: CAMINHOS PEDAGÓGICOS DA PRIMEIRA TURMA DE UMA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.35572/ecs.v12i2.709Palavras-chave:
vigilância em saúde, educação profissional em saúde pública, educação permanente, educação continuadaResumo
Apresentamos a experiência de concepção, elaboração e oferta da primeira turma do Curso de Especialização lato sensu em Vigilância em Saúde de uma Escola de Saúde Pública. A Educação Permanente em Saúde norteou todas as etapas dessa experiência: elaboração da matriz curricular em conjunto com profissionais atuantes na Vigilância em Saúde municipal, regional e estadual; disciplinas mediadas por abordagens problematizadoras e trabalhos de conclusão de curso voltados para compreensão, descrição e propostas de intervenção nos territórios de trabalho dos/as alunos/as. Vinte oito profissionais atuantes na Vigilância em Saúde de 21 municípios diferentes concluíram o curso. Acreditamos que foi possível superar o conceito marxiano de qualificação profissional, considerando o cenário epidemiológico e a estrutura dos serviços de saúde foi um desafio, mas os caminhos pedagógicos apresentados nessa experiência demonstram que é possível fazer o movimento em direção a uma educação profissional emancipadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.