SOROPREVALÊNCIA PARA TOXOPLASMOSE EM GESTANTES DE CAMPINA GRANDE – PB
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.270Palavras-chave:
Toxoplasmose, Prevalência, GestantesResumo
A infecção provocada pelo Toxoplasma gondii é uma zoonose amplamente disseminada pelo mundo. A toxoplasmose congênita resulta da transferência transplacentária do parasita para o concepto. Os objetivos deste estudo foram avaliar a soroprevalência para toxoplasmose em gestantes e as variáveis epidemiológicas associadas a soropositividade. Foi realizado um estudo descritivo transversal, com 139 gestantes que realizavam acompanhamento pré-natal, em uma maternidade pública de Campina Grande – PB entre março e abril de 2016. Analisou-se os exames sorológicos para anticorpos IgM e IgG anti-Toxoplasma e outras variáveis. Calculou-se o teste qui-quadrado (χ2), e a Odds ratio (OR). A soropositividade para IgG anti-Toxoplasma foi de 20,9% e não foram detectados anticorpos IgM para T. gondii. 79,1% eram suscetíveis à infecção. As variáveis associadas a soropositividade foram: faixa etária (p=0,004) com chance de ocorrência 3,9 vezes maior nas de 30-42 anos e criação de gatos (p=0,0001) com 4,5 vezes mais chance de ocorrência de soropositividade entre as que criam ou já criaram gatos. 95,7% das gestantes relataram nunca ter recebido orientações profiláticas a respeito da parasitose. Os resultados sugerem a necessidade de capacitação dos profissionais envolvidos na saúde da mulher, para oferecer orientações higiênico-dietéticas necessárias à prevenção da toxoplasmose nas mulheres em idade fértil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.