DESAFIOS ENCONTRADOS POR PROFESSORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA NA IDADE CERTA - PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v4i2.31Palavras-chave:
alfabetização, letramento, formação docente, prática pedagógica.Resumo
O presente estudo tem como foco principal investigar as dificuldades encontradas pelos professores na prática de alfabetização e letramento das series iniciais, do Ensino Fundamental do Município de Frei Martinho. O objetivo foi analisar as problemáticas enfrentadas pelos professores quanto as suas dificuldades em sala de aula do ciclo de alfabetização, refletindo sobre a prática pedagógica do professor, de forma a melhor subsidiar suas ações; conhecer alguns princípios metodológicos para o trabalho com a formação inicial e continuada de professores voltados para a problemática da alfabetização e letramento na idade certa. Foi utilizada metodologia qualitativa e como instrumentos de pesquisa a observação do espaço escolar, como também um questionário contendo doze questões relacionadas à temática em estudo, aplicado a oito educadores de três Unidades de Ensino Fundamental. Os resultados apresentaram concordância entre a maioria dos educadores com relação à complexidade de alfabetizar e letrar na idade certa. Portanto, o trabalho proposto contribuiu positivamente com a prática pedagógica dos professores alfabetizadores e consequentemente melhorou de forma significativa o processo de alfabetização e letramento das crianças envolvidas nesse projeto.
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