DERIVADOS DA SHIKONINA COM POTENCIAL ANTICÂNCER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.625Palavras-chave:
antineoplásicos, derivados da Shikonina, mecanismo de ação, naftoquinona.Resumo
O objetivo do presente trabalho é recuperar informações na literatura acerca do potencial dos derivados da shikonina no tratamento do câncer. Para tal, realizou-se uma revisão integrativa de artigos publicados no PubMed, BVS, Science Direct e SciELO entre os anos de 2017 e 2021. Das 328 publicações encontradas, 12 foram incluídas na pesquisa após o processo de busca. Em comparação à shikonina, grande parte dos seus derivados mostrou melhor atividade antiproliferativa contra linhagens celulares cancerígenas, além de serem menos tóxicas para células não cancerígenas, representando assim maior seletividade. Em adição a isso, outros experimentos in vitro mostraram que todos os derivados da shikonina atuam por um ou mais dos seguintes mecanismos: indução de apoptose, alteração do potencial de membrana mitocondrial, interrupção do ciclo celular na fase G1 ou G2/M, inibição da polimerização da tubulina e da migração celular. Com relação aos resultados in vivo, os estudos revelaram que os compostos testados tiveram efeito promissor na redução de tumores, bem como não alteraram parâmetros físicos e bioquímicos nos modelos animais estudados. Com base nessas informações, depreende-se que os compostos derivados da shikonina possuem potencial atividade anticâncer promissora e podem ser alvo de pesquisas visando o desenvolvimento de novos fármacos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.