INFLUÊNCIA DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTE ONCOLÓGICOS.
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i2.446Palavras-chave:
Câncer, Farmácia Hospitalar, Terapia MedicamentosaResumo
O atendimento ao paciente oncológico no ambiente hospitalar requer a atenção de uma equipe multiprofissional, o farmacêutico atua dentro dessa equipe exercendo atividades relacionadas à terapia medicamentosa, que aplicada ao paciente oncológico agrega classes de medicamentos que se acumulam no decorrer do tratamento, facilitando o surgimento polifarmácia. O objetivo do estudo foi evidenciar o papel do farmacêutico, dentro da equipe multiprofissional, no acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes oncológicos. O estudo tratou-se de uma revisão integrativa, aplicada a materiais obtidos nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online, PUBMED e Science Direct. Os resultados obtidos mostraram que os paciente apresentavam polifarmácia, duplicidade de fármacos com mesmo efeito farmacológico, não adesão ao tratamento, posologia de fármacos inadequada, interações medicamentosas e erros de administração de medicamentos. O surgimento de Problemas Relacionados ao Medicamento (PRM’s) e por consequência a manifestação de Reações Adversas ao Medicamento (RAM’) em quadros clínicos desses pacientes, contribuem para a manifestação de desfechos graves. Por tanto, a atuação do farmacêutico no tratamento de pacientes oncológicos, somados aos esforços dos demais profissionais, contribui para desfechos clínicos positivos, pois ajudam a identificar e solucionar problemáticas relacionadas à terapia medicamentosa aplicada ao paciente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.