PLANTAS MEDICINAIS NO MANEJO DE DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.568Palavras-chave:
fitoterapia, efeito hipoglicemiante, agentes antiglicação.Resumo
Diabetes mellitus consiste em uma síndrome metabólica caracterizada por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção ou ação ineficaz da insulina. O tratamento envolve a utilização de medicamentos convencionais e plantas medicinais, sendo essa associação cada vez mais frequente. Nesse contexto, objetiva-se identificar as plantas medicinais relacionadas ao tratamento do Diabetes mellitus e investigar o potencial hipoglicemiante a partir de dados da literatura. Realizou-se uma revisão do tipo integrativa, mediante a busca de artigos nas bases de dados eletrônicas: Periódicos CAPES, Google acadêmico, SciELO, PubMed e LILACS, em português, inglês ou espanhol, publicados no período de 2017 a 2023. A partir dos procedimentos de busca foram selecionados 20 artigos, nos quais foram mencionadas 86 espécies vegetais associadas ao tratamento do Diabetes, sendo as mais prevalentes Bauhinia forficata, Syzygium jambolanum, Cissus verticillata, Cinnamomum ssp. e Moringa oleífera. Os benefícios terapêuticos das espécies mencionadas incluem a diminuição dos níveis de glicose, hemoglobina glicada, colesterol total, triglicerídeos e lipoproteína de baixa densidade, além da redução do peso corporal, da adiposidade total e abdominal, e aumento significativo nos níveis de insulina. Os dados confirmam o potencial das plantas medicinais advindas do conhecimento popular no manejo de diabetes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.