UTILIZAÇÃO DE CARVÃO ATIVADO NAS INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i2.407Palavras-chave:
Antídoto, Carvão ativado, Toxicologia.Resumo
As intoxicações constituem uma fonte relevante de morbidade agregada, além de mortalidade e despesas para os órgãos governamentais, e como trata-se de uma questão de saúde pública, são essenciais constantes pesquisas que busquem ainda mais informações sobre temática. Objetivou-se expor a utilização de carvão ativado nas intoxicações de medicamentos e seu processo adsortivo. Revisão de literatura na SciELO, PubMed e CAPES (Portal Periódicos), utilizando os DeCS: Antídotos “Antidotes”, Carvão vegetal “Charcoal” Medicamentos sintéticos “Synthetic drugs” e Toxicologia "Toxicology”, combinados pelo operador booleano "AND". Utilizou-se estudos disponíveis na íntegra, no idioma português ou inglês, que continha pelo menos um dos descritores citados anteriormente, sendo eles publicados entre 2010 e 2020. O carvão ativado consegue agir interrompendo a circulação entero-hepática dos fármacos, além de reter seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior de seus poros. Essa ação se dá através da adsorção dos compostos condidos na luz intestinal, ou até mesmo para aqueles que já haviam sido absorvidos anteriormente. Acredita-se que sua utilização ainda se mostra uma forma promissora no tratamento dos agentes tóxicos. Do mesmo modo, ainda necessários novos estudos, os quais avaliem seu uso a longo prazo e possíveis consequências.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.