SÍNTESE DA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.496Palavras-chave:
Docente, Educação à distância, Pandemia, Percepção.Resumo
A COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), espalhou-se pelo mundo e tornou-se um problema de saúde pública, trazendo mudanças em diversos setores da sociedade, destacando-se na educação, por meio da substituição do modelo de ensino. Objetivou-se sintetizar as evidências disponíveis na literatura científica sobre as percepções dos docentes do ensino superior sobre o ensino remoto em tempos de pandemia da COVID-19. Revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas: SciELO e BVS por meio dos descritores: Docentes “Faculty”, “COVID-19” e Percepção “Perception”. Selecionou-se artigos originais, caracterizando-se como descritivos ou exploratórios, apresentando-se no idioma português ou inglês, sendo eles publicados entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022. Evidenciou-se dificuldades de adaptação ao novo modelo de ensino, aumento da sobrecarga de trabalho, falta de recursos tecnológicos e a necessidade da atuação mais efetiva das instituições de ensino. Em contrapartida, o ensino remoto possibilitou o prosseguimento das atividades de ensino durante o período de isolamento social, obtendo êxito na transmissão de conhecimento, especialmente ao se utilizar as novas tecnologias digitais. Reitera-se, ainda, a necessidade de novos estudos que venham a abarcar a percepção dos discentes e da equipe pedagógica, objetivados a fazer uma triangulação de informações e obter dados mais precisos.
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