O SILÊNCIO COMO ARMA PARA O AGRESSOR”: VIOLÊNCIA CONTRA À MULHER DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.532Palavras-chave:
Violência contra mulher, COVID-19, Pandemia.Resumo
Objetivou-se identificar fatores que desencadeiam a violência contra a mulher (VCM) no contexto de pandemia da COVID-19. Tratou-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), mediante os descritores: “Violência contra mulher”, “COVID-19” e “Pandemia”, interligados pelo operador booleano AND. Foram encontrados 72 artigos e incluídos seis, sendo 50% presentes na MEDLINE, 30% na LILACS/BDENF e 20% na LILACS. Os fatores desencadeadores estão alicerçados em fatos históricos-sociais: desigualdade de gênero, escolaridade e cor da pele, ainda que o isolamento social apenas enfatiza essas desigualdades. O distanciamento social, aumentando o contato intrafamiliar e as situações de vulnerabilidade econômica, gereram tensões decorrentes das alterações na rotina familiar e contribuiram com o aumento da VCM, mesmo com as recorrentes subnotificações. A dificuldade na realização das denúncias, restrição de acesso às redes sociais, ao contato com amigos e familiares e o medo da agressão contra as crianças, corroboraram para o silêncio das vítimas. É preciso ampliar estudos de modo a identificar os fatores desencadeantes e, com isso, elaborar estratégias eficazes que promovam a segurança das vítimas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.