APLICAÇÃO DA FARINHA DO MARACUJÁ PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE JAÇANÃ-RN.
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i2.504Palavras-chave:
Águas subterrâneas, Análises Físico-Químicas, Consumo humanoResumo
À água, é o elemento central para a existência da vida, dessa forma, necessita de um cuidado especial em relação a sua qualidade e disponibilidade, visto que, embora seja um recurso natural abundante no nosso planeta, a depender do local e época do ano, esse recurso primordial para a sobrevivência, pode se tornar escasso. Uma das alternativas utilizada para enfrentar essa problemática vem sendo a utilização de águas subterrâneas para amenizar essa difícil situação, porém há pouca informação em relação a qualidade dessa água consumida pela população de Jaçanã-RN. O objetivo deste trabalho é determinar algumas propriedades físico-químicas de águas de abastecimento de diferentes fontes de águas de chafarizes do Município de Jaçanã-RN, observando alguns parâmetros como Turbidez, Condutividade Elétrica, Dureza, Alcalinidade, pH, Sólidos Totais Dissolvidos, Identificação de Sódio e Potássio, teor de Cloreto. Após a realização dos estudos das amostras analisadas, foi possível observar que nem todas as águas de chafarizes utilizadas pela população do Município de Jaçanã-RN encontram-se apropriadas para o consumo humano, como determina PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021 do Ministério da Saúde, tornando assim viável a utilização de um adsorvente natural farinha do maracujá para uma tentativa de adequação dessas águas com o que determina o Ministério da saúde com a atual portaria em vigor do MS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.