CARACTERIZAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE AMOSTRAS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO DE OURO BRANCO-RN

Autores

  • Jemesson Mateus de Medeiros Araújo Curso de Licenciatura em Química. Unidade Acadêmica de Biologia e Química, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité-PB, Brasil
  • Ismael Rodrigues Berto Curso de Licenciatura em Química. Unidade Acadêmica de Biologia e Química, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité-PB, Brasil
  • Gustavo Fabian Velardez Unidade Acadêmica de Biologia e Química. Centro de Educação e Saúde. Universidade Federal de Campina Grande. UABQ/CES/UFCG

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v12i1.678

Palavras-chave:

recursos hídricos, qualidade da água, parâmetros físico-químicos, potabilidade.

Resumo

A água é fundamental para o bem-estar e a sobrevivência de todos os seres vivos, desempenhando papéis cruciais em diversos aspectos da vida e do meio ambiente, além de ser de grande relevância para a agricultura, a indústria e, essencial para o uso doméstico e consumo humano. Entretanto, para o consumo humano, a água deve estar em conformidade com os valores padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) por meio da Portaria N° 888/2021. Este trabalho determinou os parâmetros físico-químicos (pH, turbidez, condutividade elétrica, alcalinidade, dureza total e cloretos) de cinco amostras de águas subterrâneas da região do município de Ouro Branco–RN, comparando-os com os padrões de potabilidade de água estabelecidos pelo MS. Foi observado que as amostras analisadas não cumprem as normas de potabilidade estabelecidas pelo MS, com exceção da amostra 1, Adeval, que está em conformidade com essas normas.

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Publicado

29-07-2025

Como Citar

DE MEDEIROS ARAÚJO, Jemesson Mateus; RODRIGUES BERTO, Ismael; VELARDEZ, Gustavo Fabian. CARACTERIZAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE AMOSTRAS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO DE OURO BRANCO-RN. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.20438/ecs.v12i1.678. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/678. Acesso em: 1 ago. 2025.

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