CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE PACIENTES ACOMETIDOS POR INTOXICAÇÕES EXÓGENAS MEDICAMENTOSAS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.308Palavras-chave:
Intoxicações, Perfil epidemiológico, Medicamentos, Toxicologia.Resumo
Os medicamentos são de fundamental importância para a resolutiva dos diversos serviços de saúde. Mas, o que de fato preocupa, é a utilização de forma inadequada que pode desencadear problemas relacionados aos mesmos, destacando-se as intoxicações, consistindo em um problema de saúde pública. Objetivou-se caracterizar o perfil de pacientes, os quais são mais susceptíveis a intoxicações medicamentosas, afim de contribuir para que se tenham cuidados mais específicos direcionados a parcela da polução mais vulnerável. Revisão de literatura nas bases de dados: SciELO, PubMed e Google Scholar, utilizando os seguintes descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Intoxicações “Intoxications”, Perfil epidemiológico, “Health Profile” e Medicamentos “drugs”, sendo combinados pelo operador booleano “AND”. A partir da análise dos dados, constata-se que as crianças (0 a 4 anos) e os idosos (acima de 50 anos) são os mais suscetíveis as intoxicações medicamentosas, sendo o sexo feminino o mais acometido. Dentre os motivos do grande número de intoxicações destaca-se: administração de forma acidental, erros de administração, automedicação, utilização inadequada, além de tentativas de suicídio e abuso. Ressalta-se ainda a importância do farmacêutico no manejo terapêutico, pois este é um profissional capacitado que irá repassar informações seguras sobre os fármacos, bem como assegurar um tratamento eficiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.