CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO PARA PREVENÇÃO DA COVID-19: USANDO MÍDIAS SOCIAIS PARA INTERAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.584

Palavras-chave:

COVID-19, Mídias sociais, Educação em Saúde, Prevenção, Autocuidado

Resumo

A COVID-19 surgiu em 2019 na China, sendo decretada como pandemia pela OMS em 2020. As medidas preventivas foram o isolamento e o distanciamento social, assepsia, máscaras e vacinação. Entretanto, a circulação de informações falsas levou indivíduos a comportamentos de risco. O objetivo deste estudo é identificar o perfil de usuários de mídias sociais, seu conhecimento e comportamento, em relação ao autocuidado para COVID-19 e interação com infográficos e memes sobre o tema. A pesquisa envolveu a produção e disponibilização de posts sobre prevenção e controle da doença no Instagram e Facebook e um questionário eletrônico aplicado a 384 indivíduos. O perfil são mulheres, brancas, católicas e protestantes, cientes do agente causador da doença, sua transmissão e proteção. Receberam ao menos uma dose da vacina, higienizam as mãos, mas, a maioria, não utiliza máscara ou faz distanciamento social, mesmo em ambientes fechados. Se consideram bem-informados, utilizando as redes sociais para acessar informações, checando sua veracidade, reconhecendo Fake News. O estudo mostrou que o uso de mídias sociais, inclusive em projetos como o @fmcsaude_arte contribuem na educação em saúde e prevenção de doença, ao trazer informações úteis e claras, mas a avaliação do alcance dessas informações ainda é um desafio.

Downloads

Publicado

17-08-2024

Como Citar

ANDRADE, Inez Barcellos; RODRIGUES, Bruna Soares Boa Morte de Oliveira; FONSECA, Gabriela Santos Martins; MORAES, Jessica Gonçalves; CRUZ, Laura Zanon; MOURA, Leandra. CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO PARA PREVENÇÃO DA COVID-19: USANDO MÍDIAS SOCIAIS PARA INTERAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 11, n. 1, 2024. DOI: 10.20438/ecs.v11i1.584. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/584. Acesso em: 12 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 210

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.