Taraxacum officinale COMO FONTE ALTERNATIVA NA ALIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.576Palavras-chave:
Dente de Leão, flor comestível, Metais, Atividade antirradicalarResumo
Diversos tipos de plantas são popularmente denominados como daninhas por crescerem espontaneamente entre plantas cultivadas, entretanto são espécies que podem ser comestíveis. Essas plantas são conhecidas como plantas comestíveis não convencionais (PANC). Um exemplo de PANC é a espécie Taraxacum officinale, popularmente conhecida como Dente de Leão, que é tradicionalmente usada como planta medicinal, mas que possui todas as suas partes comestíveis. Diante disso, este trabalho propôs verificar o perfil de alguns minerais dessa espécie para consumo e avaliar a influência do local de cultivo nesse perfil. Foram medidos os metais Ca, Fe, K, Mg, Mn, Na e Zn por FAAS (espectrometria de absorção atômica em chama), atividade antirradicalar e compostos fenólicos totais pelo método DPPH nas flores do Dente de Leão. Um teste ANOVA comprovou que há diferenças significativas entre as localidades de cultivo para a concentração de metais (p<0,05). Em contrapartida, o mesmo não foi observado quanto à concentração de fenólicos. O Dente de Leão comprovou-se seguro para consumo diário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.