ELABORAÇÃO E DETERMINAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA FARINHA DE TILÁPIA (OREOCHROMIS NILOTICUS) SUBMETIDA A DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.283Palavras-chave:
produção de farinha, análises, pescado consumo humanoResumo
Devido ao aumento populacional e a busca por uma alimentação saudável, observa-se que o consumo de pescado, gera uma maior produção de resíduos, os quais são descartados de forma inadequada. Desta forma, o trabalho objetivou produzir farinha a partir da tilápia Oreochromis niloticus, usando como matéria prima seus resíduos de filetagem (carne mecanicamente separada- CMS e aparas de filetagem), que foram processados por diferentes fontes de calor, visando utilizar a farinha para consumo humano. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Estudos de Peixes e Aquicultura e no de Bioquímica e Biotecnologia de Alimentos, no período entre novembro de 2018 até junho de 2019. Obteve-se resultados satisfatórios para os teores de pH e Atividade de Água (Aw), os quais mantiveram-se próximos à neutralidade. Quanto aos teores de Lipídeos os valores aproximaram-se de 8% para o filé e 22% para o resíduo, quanto aos valores de Umidade, a farinha obtida por meio do forno microondas esteve dentro dos padrões, e na estufa um pouco elevado. Os valores de Proteínas chegaram a 77% na estufa e microondas (43%). As análises microbiológicas apresentaram ausência de bactérias mesófilas. Observou-se a importância de agregar valor ao pescado pelo aproveitamento dos resíduos, benefício ecológico diminuindo a poluição, e por ser um alimento rico em proteína, de custo acessível e de grande aceitação pelo mercado consumidor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.