AVALIAÇÃO DE EXTRATOS DE Sida planicaulis Cav. POR MEIO DO BIOENSAIO COM Artemia salina Leach
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.256Palavras-chave:
Anostraca, Plantas Medicinais, MalvaceaeResumo
As plantas medicinais têm sido utilizadas mundialmente no tratamento de várias enfermidades, porém muitas dessas espécies não foram suficientemente estudadas. Essas plantas podem conter substâncias tóxicas capazes de causar danos à saúde da população. Este trabalho teve como objetivo avaliar o possível potencial toxicológico de extratos de Sida planicaulis Cav. A avaliação toxicológica foi baseada em testes com Artemia salina Leach, um microcrustáceo utilizado na forma de náuplios. Para tanto, foi adotada a metodologia de Meyer e colaboradores. Após a realização dos testes foi possível elaborar uma tabela relacionando a viabilidade das artemias com às concentrações em micrograma por microlitro dos extratos. Sendo assim, obtendo-se a CL50 para o extrato etanólico bruto de 235,057 µg/mL (105,635 - 329,472 µg/mL), para a fase clorofórmica de 234,221 µg/mL (190,943 - 268,182 µg/mL), e de 704,195 µg/mL para a fase hidroalcoólica. Contudo, a análise demonstrou que o EEB e a fase clorofórmica demonstraram toxicidade moderada, enquanto que, a fase hidroalcoólica apresentou leve toxicidade em artemias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.