ESTUDO SOBRE GARRAFADAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS EM FEIRA LIVRE
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.443Palavras-chave:
Garrafadas medicinais, Plantas medicinais, Parâmetros de segurança, ToxicidadeResumo
As garrafadas medicinais são amplamente consumidas e comercializadas em municípios de pequeno porte no interior dos estados brasileiros. Assim, objetivou-se avaliar os parâmetros de segurança referentes aos critérios de armazenamento e toxicidade das garrafadas medicinais comercializadas na feira livre dos municípios de Cuité-PB e Ouro Branco-RN. Nesta pesquisa de cunho experimental, realizou-se inspeções físicas de 06 garrafadas adquiridas nas localizações supracitadas, conforme resoluções e normas técnicas da ANVISA, e avaliações das suas respectivas atividades toxicológicas por meio do ensaio com larvas de Artemia salina Leach. Observa-se que a maioria dos produtos não atendiam aos parâmetros de segurança exigidos e preconizados pelos órgãos sanitários brasileiros. As averiguações tangentes à toxicidade, por sua vez, certificaram que todos os concentrados vegetais analisados apresentaram propriedades tóxicas, sendo tais efeitos deletérios dependentes do tempo e da concentração, configurando-se risco potencial para a ocorrência das intoxicações, especialmente direcionadas a grupos vulneráveis. Portanto, torna-se evidente a necessidade de fiscalização mais assídua por parte dos órgãos competentes e de maiores determinações dos parâmetros de eficácia, segurança, qualidade e de conduta adequadas para a comercialização destes produtos em feiras livres, de modo a garantir seguridade ao consumidor final.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.