ESTUDO MORFOMÉTRICO E TOXICOLÓGICO DAS VAGENS DA MORINGA OLEIFERA LAM PRESENTES NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.234Palavras-chave:
Moringa oleifera, toxicidade, estufo morfométricoResumo
A Moringa oleifera Lam. é uma planta que apresenta um grande número de potencialidades, tendo suas características morfológicas e toxicológicas variando de acordo com as características morfoclimáticas pela qual foi cultivadas.O presente trabalho teve como objetivo analisar as propriedades morfométricas e toxicológicas da vagem da M.oleifera Lam.cultivadas no município de Cuité-PB. Foi utilizados a metodologia de Ramos (2010) para o estudo morfométrico e o teste da Artemia salina Leach. para o estudo toxicológica, com uso do programa Statistica 8.0 para o cálculo da concentração letal (CL50). A partir das análises foi visto que as vagens da moringa apresentam-se dentro dos parâmetros normais para a referida cultura, com um número elevado de sementes e maior massa presente na vagem, o estudo toxicológico de acordo com os parâmetros de Meyer (1982) mostraram que as vagens da M.oleifera Lam. não possuem toxicidade. Diante disso,destaca-se que o fruto da M.oleifera Lam. teve condições propícias de desenvolvimento e não apresentaram risco toxicológico para seres humanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.