APLICAÇÃO DE ADSORVENTE NATURAL UTILIZANDO METODOLOGIAS ANALÍTICAS PARA “CLEAN-UP” DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.240Palavras-chave:
adsorvente natural, águas subterrâneas, cortiçaResumo
Como a água é um meio necessário para a sobrevivência dos seres vivos, é essencial que se tenha controle em relação à sua qualidade. Mas, no Nordeste Brasileiro, a escassez vem impedindo o desenvolvimento e sobrevivência dos habitantes. Com isso, a população têm utilizado águas subterrâneas para suprir suas necessidades, logo suas análises são de vital importância devido estas águas não passarem por nenhum tipo de tratamento antes de serem utilizadas, como acontece no município de Baraúna-PB. Assim, o presente estudo teve por objetivo determinar algumas propriedades físico-químicas de águas subterrâneas do referido município, além de utilizar a cortiça como adsorvente natural para tratamento das amostras. Foram realizadas medições de pH, turbidez, condutividade elétrica, dureza, alcalinidade, sólidos totais dissolvidos, teor de cloreto e concentração de sódio e potássio. Além disso, foi analisado no Espectrômetro de Fluorescência de Raios-X por Energia Dispersiva-EDX a composição química da cortiça in natura e após o tratamento. Dentre os parâmetros analisados neste estudo antes e após a adsorção, apenas os valores obtidos na concentração de Sódio não estão de acordo com o valor máximo permitido pela Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde, caracterizando as amostras como imprópria para o consumo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.