EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA GOMA DE CAJUEIRO OBTIDA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.545Palavras-chave:
Goma, Cajueiro, Purificação, ExcipienteResumo
As substâncias de origem natural, como as gomas de polissacarídeos, têm sido alvos de extensa investigação e empregados em uma ampla gama de aplicações biomédicas, incluindo o controle e liberação de medicamentos. Dentre os polissacarídeos de interesse, a goma proveniente do cajueiro (GC) obtida a partir do exsudato do tronco da espécie Anacardium occidentale Linn tem ganhado destaque. Essa substância apresenta uma diversidade significativa de aplicações em setores como a indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia e têxtil. Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo extrair a goma de cajueiro através da adaptação de métodos descritos na literatura. A goma obtida foi caracterizada quanto a cor, odor, sabor, solubilidade, pH e viscosidade. Após o processo de purificação, o rendimento obtido foi de 45,2% e a GC apresentou-se como um pó branco, fino e seco, inodoro e solúvel em água, com aparência semelhante ao amido. Os resultados da extração e purificação foram satisfatórios, ressaltando o grande potencial da goma de cajueiro como uma matéria-prima valiosa para a indústria. Ademais, as características físico-químicas da GC são semelhantes as da goma arábica e a tornam uma opção promissora para substituição desse excipiente, consolidando a GC como uma alternativa viável e vantajosa no âmbito farmacêutico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.