ASCARIDÍASE, HIMENOLEPÍASE, AMEBÍASE E GIARDÍASE: UMA ATUALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.204Palavras-chave:
Parasitoses intestinais, Ascaris lumbricoides, Hymenolepis nana, Entamoeba histolytica/E.dispar, Giardia lamblia.Resumo
As parasitoses intestinais são doenças que prevalencem em países subdesenvolvidos como o Brasil e, se caracterizam por tratarem-se de um importante problema de saúde pública. Ademais, na literatura há grande escassez de estudos que abordem sobre alguns tipos de enteroparasitoses como a ascaridíase, amebíase, giardíase e himenolepíase. Assim, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca das parasitoses ascaridíase, himenolepíase, amebíase e giardíase, assim como, dos seus respectivos agentes etiológicos. Tratou-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa, realizada a partir de artigos publicados entre 2006 a 2018. Observou-se que as enteroparasitoses analisadas são adquiridas sobretudo, a partir de alimentos e água contaminados ou até mesmo por meio da ingestão de insetos (himenolepíase) ou de alimentos que tiveram contato com o solo (ascaridíase). A sintomatologia é bastante semelhante, de forma que há a necessidade da realização de diagnóstico laboratorial que envolvam métodos de sedimentação e centrifugação. O tratamento, é feito exclusivamente por meio de fármacos atrelado a medidas prófiláticas para se evitar a reinfecção. Assim, este estudo pode servir para embasar outras pesquisas que tenham as parasitoses intestinais como foco centralizador e também atuar como possível material didático para a atualização de profissionais da saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.