O DOCENTE EM ODONTOLOGIA: IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA QUALIDADE DA FORMAÇÃO DO ALUNO

Autores

  • Iris Durães Doutoranda em Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS - UFBA)
  • Giulian Lennon Macedo Residente em Atenção Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Rosemary Lacerda Ramos Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Professora do Programa de Pós Graduação da UNIFACS.
  • Paula Mathias Doutora em Odontologia Clínica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da graduação e Pós Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v5i2.139

Palavras-chave:

Docentes de Odontologia, Práticas Pedagógicas, Educação Continuada

Resumo

O trabalho objetiva trazer à baila a questão da formação dos docentes de Instituições de Ensino Superior, mais especificamente, daqueles que atuam nos cursos de Odontologia, demonstrando as deficiências destes, no que tange ao conhecimento de práticas didático-pedagógicas, abordando a ênfase dispensada ao ensino tecnicista predominante nestas Instituições, em detrimento de uma formação acadêmica que priorize a formação didática, a pesquisa, a formação de mestres e doutores, bem assim, a necessidade de alteração na grade curricular dessas Instituições, mormente, no curso em destaque, com a inserção de matéria voltada para a preparação do graduando que já demonstre interesse em atuar na área docente. Constata-se, que por não se tratar de uma ciência exata, a questão didático-pedagógica, por si só, ainda que relevante, não se mostra uma fórmula pronta, em razão de que é possível a existência de excelentes professores, tecnicistas puros, detentores apenas do nível de graduação (são os profissionais liberais bem sucedidos que faremos referência), bem como, por outro lado, também é possível a existência de professores titulados (mestres e doutores) que, embora detentores de conhecimentos e saberes deixam a desejar nas questões prático-pedagógicas, sendo suplantados, em muito, por aqueles detentores tão somente da graduação.

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

O DOCENTE EM ODONTOLOGIA: IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA QUALIDADE DA FORMAÇÃO DO ALUNO. (2018). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 5(2). https://doi.org/10.20438/ecs.v5i2.139

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