O DOCENTE EM ODONTOLOGIA: IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA QUALIDADE DA FORMAÇÃO DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v5i2.139Palavras-chave:
Docentes de Odontologia, Práticas Pedagógicas, Educação ContinuadaResumo
O trabalho objetiva trazer à baila a questão da formação dos docentes de Instituições de Ensino Superior, mais especificamente, daqueles que atuam nos cursos de Odontologia, demonstrando as deficiências destes, no que tange ao conhecimento de práticas didático-pedagógicas, abordando a ênfase dispensada ao ensino tecnicista predominante nestas Instituições, em detrimento de uma formação acadêmica que priorize a formação didática, a pesquisa, a formação de mestres e doutores, bem assim, a necessidade de alteração na grade curricular dessas Instituições, mormente, no curso em destaque, com a inserção de matéria voltada para a preparação do graduando que já demonstre interesse em atuar na área docente. Constata-se, que por não se tratar de uma ciência exata, a questão didático-pedagógica, por si só, ainda que relevante, não se mostra uma fórmula pronta, em razão de que é possível a existência de excelentes professores, tecnicistas puros, detentores apenas do nível de graduação (são os profissionais liberais bem sucedidos que faremos referência), bem como, por outro lado, também é possível a existência de professores titulados (mestres e doutores) que, embora detentores de conhecimentos e saberes deixam a desejar nas questões prático-pedagógicas, sendo suplantados, em muito, por aqueles detentores tão somente da graduação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.