CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE INCUBADORA E MEIOS DE CULTURA DE BAIXOS CUSTOS COMO MATERIAIS DIDÁTICOS PARA PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.301Palavras-chave:
Ensino, Microbiologia, Materiais AlternativosResumo
Este trabalho propõe auxiliar na estruturação de um laboratório de Microbiologia para que práticas de baixos custos possam ser realizadas. Foram confeccionados meios de cultura caseiros (ANC1 e ANC2, tendo em comum extrato de levedura e ágar Kanten na composição) e foi construída uma incubadora de isopor. Os meios caseiros apresentaram resultados iguais ou ligeiramente inferiores de quantificação das bactérias E. coli e S. aureus em incubadora de isopor quando comparados ao crescimento em ágar PCA convencional. A avaliação do meio ANC1 e da incubadora de isopor para isolamento de bactérias do ambiente mostrou crescimento de diferentes bactérias nas condições testadas, indicando bom potencial de utilização desses materiais de baixos custos em aulas práticas investigativas de Microbiologia no Ensino Médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.