EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO BRASIL: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.521Palavras-chave:
Educação Permanente em Saúde, Sistema Único de Saúde, Profissionais de Saúde.Resumo
Introdução: A atuação do SUS no cuidado centrado no necessita da transformação, qualificação da atenção à saúde, processos formativos e práticas de educação na saúde. Objetivo: Verificar ações e estratégias em educação permanente em saúde em instituições brasileiras. Metodologia: Tratou-se de um estudo de revisão sistemática, onde foram incluídos estudos quantitativos, qualitativos, estudos de caso, relatos de experiências e estudos metodológicos, publicados entre 2017 e 2021. Resultados: Foram analisados 16 artigos. 62,5% de relatos de experiencias, 37,5% objetivou apresentar aplicação de métodos para implementação de ferramentas em saúde. Foi observado os estudos realizaram cursos ou encontros de grupos focais como principais estratégias direcionadas a equipe multiprofissional em 37,5% e a equipe de enfermagem, em 31,3%. Grande parte (62,5%) referiu melhorias nos processos de trabalho relacionadas as atuações e ao envolvimento do profissional, ainda 75,0% referiram a importância da EPS na estruturação do serviço e na construção coletiva dos processos assistências. Conclusão: Percebeu-se grande impacto das metodologias colaborativas na definição de ações efetivas, com utilização do Arco de Menezes. Dessa forma, fica evidente que a aplicação efetiva da PNEPS está relacionada ao envolvimento dos Núcleos de Educação e dos profissionais alvo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.