PRIMEIROS SOCORROS NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.485Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Parada Cardiorrespiratória, Reanimação Cardiopulmonar.Resumo
Primeiros socorros são intervenções imediatas realizadas por uma pessoa habilitada ou leiga, a fim de prestar assistência e cuidados iniciais à vítima, visando minimizar o risco de morte, manter as funções vitais e evitar o agravamento da saúde. A Parada Cardiorrespiratória (PCR) consiste na cessação súbita do débito cardíaco e redução da ventilação espontânea efetiva. Objetiva-se identificar artigos científicos sobre a prática de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória. Revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL e BDENF a partir dos critérios de elegibilidade, totalizando 13 artigos para compor o estudo. O atendimento precoce está diretamente relacionado às taxas de sobrevida após casos de PCR. Identificou-se a importância das pessoas leigas obterem conhecimentos e habilidades para o reconhecimento e desempenho da parada e reanimação cardiorrespiratória. Os achados demonstram déficit no conhecimento dos profissionais de saúde. Considera-se que grande parte dos episódios de PCR acontecem em ambiente extra-hospitalar e ressalta-se a necessidade das pessoas leigas obterem treinamento para que possam intervir de modo eficaz diante dessas situações, além da realização de educação permanente para os profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.