PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Primeiros socorros são procedimentos prestados à vítima, capazes de estabilizar os sinais vitais e evitar complicações. Habilitar estudantes e funcionários é fundamental para a prevenção de acidentes em crianças nas escolas. Objetivou-se sintetizar os principais estudos com intervenções de ensino de primeiros socorros no ambiente escolar. Trata-se de um revisão integrativa realizada nas bases de dados Medline, Science Direct, Pubmed, LILACS e Bdenf, no periódo de outubro a novembro de 2020 que resultou em 14 artigos após aplicação dos critérios de elegibilidade. Identificam-se cinco estudos desenvolvidos no Brasil, 11 artigos apontaram nível IV em evidência científica e seis desses, foram publicados em 2017. Ressalta-se que as intervenções de educação em saúde acerca de primeiros socorros nos ambientes escolares, combinadas de forma teórico-práticas, se mostraram satisfatórias quanto aos seus resultados. Salienta-se melhora significativa no conhecimento da temática com professores, funcionários e alunos, tornando-os aptos a prestarem primeiros socorros em situações no ambiente escolar.
Palavras-chave
Primeiros Socorres; Educação em Saúde; Educação
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v8i1.369
Apontamentos
- Não há apontamentos.