PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.369

Palavras-chave:

Primeiros Socorres, Educação em Saúde, Educação

Resumo

Primeiros socorros são procedimentos prestados à vítima, capazes de estabilizar os sinais vitais e evitar complicações. Habilitar estudantes e funcionários é fundamental para a prevenção de acidentes em crianças nas escolas. Objetivou-se sintetizar os principais estudos com intervenções de ensino de primeiros socorros no ambiente escolar. Trata-se de um revisão integrativa realizada nas bases de dados Medline, Science Direct, Pubmed, LILACS e Bdenf, no periódo de outubro a novembro de 2020 que resultou em 14 artigos após aplicação dos critérios de elegibilidade. Identificam-se cinco estudos desenvolvidos no Brasil, 11 artigos apontaram nível IV em evidência científica e seis desses, foram publicados em 2017. Ressalta-se que as intervenções de educação em saúde acerca de primeiros socorros nos ambientes escolares, combinadas de forma teórico-práticas, se mostraram satisfatórias quanto aos seus resultados. Salienta-se melhora significativa no conhecimento da temática com professores, funcionários e alunos, tornando-os aptos a prestarem primeiros socorros em situações no ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Rute Helly da Costa Maciel, Universidade Federal de Campina Grande
    Estudante. Centro de Educação e Saúde, Unidade Acadêmica de Enfermagem.
  • Allana Petrúcia Medeiros de Miranda, Universidade Federal de Campina Grande
    Estudante. Centro de Educação e Saúde, Unidade Acadêmica de Enfermagem.
  • Isadora Caroline Pereira Sena de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande
    Estudante. Centro de Educação e Saúde, Unidade Acadêmica de Enfermagem.
  • Júlio Rodrigues de Averla, Universidade Federal de Campina Grande
    Estudante. Centro de Educação e Saúde, Unidade Acadêmica de Enfermagem.
  • Letícia Moura Ribeiro Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande
    Estudante. Centro de Educação e Saúde, Unidade Acadêmica de Enfermagem.
  • Adriana Montenegro de Albuquerque, Universidade Federal de Campina Grande
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre pela UFPB. Especialista em Terapia Intensiva. Docente da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2021). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 8(1). https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.369

Artigos Semelhantes

1-10 de 209

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)