OS TRANSGÊNICOS E A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: DIMENSÕES CONTEMPORÂNEAS DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

  • Michelle Medeiros Professor Doutora do curso de bacharelado em Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande
  • Jonathan Figueredo de Souta Durval Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Viviany Moura Chaves Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v4i1.69

Palavras-chave:

Transgênicos, Alimentação escolar, Segurança Alimentar e Nutricional

Resumo

A alimentação escolar é uma das estratégias para garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, sendo executada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para assegurar uma alimentação saudável neste setor, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) assessora e fiscaliza as ações do Governo Municipal na execução do programa, zelando pela qualidade dos alimentos. Este estudo objetivou conhecer a compreensão do Conselho sobre a presença de alimentos transgênicos na alimentação escolar em relação à sua atuação em escolas municipais do município de Cuité-PB. Foram entrevistados cinco membros do CAE, através de perguntas-guias. As entrevistas foram gravadas e transcritas em sua íntegra. Os conselheiros entendem como seu papel o de fiscais da qualidade da alimentação escolar, porém apresentaram dúvidas e desconhecimento sobre o uso de transgênicos na alimentação escolar. Relataram a falta de debate sobre o tema, expressando ideias individuais que não foram discutidas com o grupo, como o fortalecimento da agricultura familiar no município. Assim, observamos a necessidade de qualificação neste setor, como via para otimizar a discussão em torno do tema, incitando a busca de meios que colaborem para o desenvolvimento da agricultura local e alimentação escolar segura e de qualidade.

Biografia do Autor

  • Michelle Medeiros, Professor Doutora do curso de bacharelado em Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande

    Doutora em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN), onde também titulou-se como mestre. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Antropologia da Nutrição na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, onde também é coordenadora do G.U.L.A. (Grupo Universalidades, Literatura e Alimentação), vinculado ao Núcleo PENSO (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva). Guarda interesse pelos seguintes temas: antropologia da alimentação, alimentação e literatura e pesquisa qualitativa em Nutrição.

  • Jonathan Figueredo de Souta Durval, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

  • Viviany Moura Chaves, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande e cursa mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

05-09-2017

Como Citar

OS TRANSGÊNICOS E A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: DIMENSÕES CONTEMPORÂNEAS DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. (2017). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 4(1). https://doi.org/10.20438/ecs.v4i1.69

Artigos Semelhantes

11-20 de 34

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.