OS TRANSGÊNICOS E A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: DIMENSÕES CONTEMPORÂNEAS DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v4i1.69Palavras-chave:
Transgênicos, Alimentação escolar, Segurança Alimentar e NutricionalResumo
A alimentação escolar é uma das estratégias para garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, sendo executada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para assegurar uma alimentação saudável neste setor, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) assessora e fiscaliza as ações do Governo Municipal na execução do programa, zelando pela qualidade dos alimentos. Este estudo objetivou conhecer a compreensão do Conselho sobre a presença de alimentos transgênicos na alimentação escolar em relação à sua atuação em escolas municipais do município de Cuité-PB. Foram entrevistados cinco membros do CAE, através de perguntas-guias. As entrevistas foram gravadas e transcritas em sua íntegra. Os conselheiros entendem como seu papel o de fiscais da qualidade da alimentação escolar, porém apresentaram dúvidas e desconhecimento sobre o uso de transgênicos na alimentação escolar. Relataram a falta de debate sobre o tema, expressando ideias individuais que não foram discutidas com o grupo, como o fortalecimento da agricultura familiar no município. Assim, observamos a necessidade de qualificação neste setor, como via para otimizar a discussão em torno do tema, incitando a busca de meios que colaborem para o desenvolvimento da agricultura local e alimentação escolar segura e de qualidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.