O POTENCIAL FARMACOLÓGICO Spondias sp: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35572/ecs.v12i2.667

Palavras-chave:

atividades farmacológicas, plantas medicinais , revisão narrativa, Spondias

Resumo

A relação entre humanos e natureza foi crucial para a sobrevivência e evolução, especialmente no uso de plantas terapêuticas. As plantas medicinais têm grande importância na medicina popular devido à acessibilidade. O umbuzeiro, do gênero Spondias sp. (família Anacardiaceae), é amplamente utilizado na medicina tradicional. No Brasil, esse gênero possui especial relevância, com diversas espécies distribuídas, especialmente na Região Nordeste. Objetiva-se apresentar e analisar as evidências científicas sobre o potencial farmacológico das plantas do gênero Spondias sp., conforme a literatura científica. Foi realizada uma revisão narrativa envolvendo a seleção e análise de estudos publicados entre 2014 e 2023, utilizando as bases de dados SciELO, PubMed e Google Acadêmico. A análise revelou compostos bioativos, como fenóis, esteroides, flavonoides e triterpenos, que conferem ao Spondias sp. atividades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, hepatoprotetoras e anticancerígenas. Tais propriedades demonstram o potencial dessas plantas no tratamento de doenças como câncer, infecções e inflamações, evidenciando seu uso promissor no desenvolvimento de terapias fitoterápicas. No entanto, há escassez de estudos clínicos em humanos e produtos comerciais baseados nessas plantas. Recomenda-se que futuras pesquisas foquem em ensaios clínicos e no desenvolvimento de produtos farmacêuticos a partir dos compostos bioativos presentes nas espécies de Spondias sp.

 

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Publicado

05-11-2025

Como Citar

MORAIS, Joanderson Santos de; NASCIMENTO, Jeyse Rani de Sales; DANTAS, Bruna Braga. O POTENCIAL FARMACOLÓGICO Spondias sp: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.35572/ecs.v12i2.667. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/667. Acesso em: 6 nov. 2025.

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