O POTENCIAL FARMACOLÓGICO Spondias sp: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.35572/ecs.v12i2.667Palavras-chave:
atividades farmacológicas, plantas medicinais , revisão narrativa, SpondiasResumo
A relação entre humanos e natureza foi crucial para a sobrevivência e evolução, especialmente no uso de plantas terapêuticas. As plantas medicinais têm grande importância na medicina popular devido à acessibilidade. O umbuzeiro, do gênero Spondias sp. (família Anacardiaceae), é amplamente utilizado na medicina tradicional. No Brasil, esse gênero possui especial relevância, com diversas espécies distribuídas, especialmente na Região Nordeste. Objetiva-se apresentar e analisar as evidências científicas sobre o potencial farmacológico das plantas do gênero Spondias sp., conforme a literatura científica. Foi realizada uma revisão narrativa envolvendo a seleção e análise de estudos publicados entre 2014 e 2023, utilizando as bases de dados SciELO, PubMed e Google Acadêmico. A análise revelou compostos bioativos, como fenóis, esteroides, flavonoides e triterpenos, que conferem ao Spondias sp. atividades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, hepatoprotetoras e anticancerígenas. Tais propriedades demonstram o potencial dessas plantas no tratamento de doenças como câncer, infecções e inflamações, evidenciando seu uso promissor no desenvolvimento de terapias fitoterápicas. No entanto, há escassez de estudos clínicos em humanos e produtos comerciais baseados nessas plantas. Recomenda-se que futuras pesquisas foquem em ensaios clínicos e no desenvolvimento de produtos farmacêuticos a partir dos compostos bioativos presentes nas espécies de Spondias sp.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.