CANABIDIOL E THC COMO PRINCÍPIO ATIVO FITOTERÁPICO: PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i2.418Palavras-chave:
Cannabis sativa, biologia, educação, saúdeResumo
Esta caracteriza-se como uma investigação como estudo de caso de caráter descritivo, possuindo uma abordagem mista, cujo objetivo é investigar a percepção de professores em formação acerca do conhecimento da atividade biológica do Canabidiol e THC. Para tanto, participaram 11 alunos regularmente matriculados em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um campus de universidade estadual do Nordeste brasileiro. Foi enviado aos participantes um questionário online composto de 13 questões e dividido em três sessões: perfil socioeconômico; conhecimento sobre aspectos biológicos e farmacológicos do Canabidiol e THC; e abordagem pedagógico do tema no curso de Ciências Biológicas. Os dados posteriormente foram analisados pela estatística descrita e análise de conteúdo. Ressaltamos que seguimos todos os preceitos éticos adotados da Resolução 510/2016. Constatamos que os licenciandos conseguem reconhecer a importância do canabidiol e THC para fins medicinais. Contudo, a temática ainda é pouco abordada dentro do contexto de formação inicial desses estudantes. Assim, fica perceptível a lacuna existente de um maior diálogo sobre os efeitos benéficos à saúde humana de alguns compostos extraídos da Cannabis sativa e abordagem didático-pedagógicas sobre o tema.
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