POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.575Palavras-chave:
Ensino, Epidemiologia, Aprendizagem Ativa.Resumo
O presente artigo objetiva relatar metodologias ativas empregadas no ensino da Epidemiologia, destacando as potencialidades e desafios. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de aulas desenvolvidas no período de março a novembro de 2023, por docente e monitores do componente curricular Epidemiologia e Saúde. Os metodos ativos foram descritos conforme foram executados e analisados conforme literatura. Foram empregadas as seguintes metodologias: sala da aula invertida, mapas mentais-conceituais, vídeos-didáticos gamificação e dramatização (com Aprendizagem Baseada em Problemas). Percebeu-se que as estratégias adotadas possibilitaram uma maior retenção de informações sobre os conteúdos propostos, além de promover aulas mais integradas e participativas. Houve aumento do vínculo docente-discente. Apesar dos notáveis benefícios, a aplicação de metodologias ativas na disciplina de Epidemiologia e Saúde enfrenta desafios, como conceitos teóricos muito engessados e pequena carga horária para sua operacionalização no Plano Pedagógico do Curso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.