POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.575

Palavras-chave:

Ensino, Epidemiologia, Aprendizagem Ativa.

Resumo

O presente artigo objetiva relatar metodologias ativas empregadas no ensino da Epidemiologia, destacando as potencialidades e desafios. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de aulas desenvolvidas no período de março a novembro de 2023, por docente e monitores do componente curricular Epidemiologia e Saúde. Os metodos ativos foram descritos conforme foram executados e analisados conforme literatura. Foram empregadas as seguintes metodologias: sala da aula invertida, mapas mentais-conceituais, vídeos-didáticos gamificação e dramatização (com Aprendizagem Baseada em Problemas). Percebeu-se que as estratégias adotadas possibilitaram uma maior retenção de informações sobre os conteúdos propostos, além de promover aulas mais integradas e participativas. Houve aumento do vínculo docente-discente. Apesar dos notáveis benefícios, a aplicação de metodologias ativas na disciplina de Epidemiologia e Saúde enfrenta desafios, como conceitos teóricos muito engessados e pequena carga horária para sua operacionalização no Plano Pedagógico do Curso.

Biografia do Autor

  • José Mateus Ismael Lima, Universidade Federal de Campina Grande.
    Graduando em Enfermagem.Universidade Federal de Campina Grande.
  • Ellen Renalle Martins Guedes, Universidade Federal de Campina Grande.
    Graduanda em Enfermagem.Universidade Federal de Campina Grande.
  • Isabelle Cavalcanti Pergentino da Silva, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduanda em Enfermagem.Universidade Federal de Campina Grande.
  • Danielle Samara Tavares de Oliveira Figueirêdo, Universidade Federal de Campina Grande
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande- Campus Cuité.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2023). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 10(2). https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.575

Artigos Semelhantes

11-20 de 84

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)