DESAFIOS VIVENCIADOS POR DOCENTES NO ENSINO DE ENFERMAGEM DURANTE O CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19: Revisão Integrativa da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.497Palavras-chave:
Educação, Enfermagem, Pandemia COVID-19Resumo
Em decorrência da interrupção das aulas presenciais frente a emergência sanitária da COVID-19, as tecnologias digitais se tornaram fortes aliados para garantir a comunicação entre professor e aluno. Frente esse cenário, as atividades pedagógicas foram garantidas por meio da modalidade de ensino remoto, no qual os docentes do ensino de enfermagem vivenciaram desafios relacionados a adaptação do currículo a essa modalidade de ensino. O objetivo do estudo foi identificar os desafios enfrentados por docentes na educação em enfermagem no contexto da pandemia COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura baseado em um protocolo de pesquisa validado e as recomendações Statement for Reporting Systematic and Meta-Analyses of Studies (PRISMA). As informações obtidas com os estudos analisados foram organizadas em três grandes categorias, sendo: desafios relacionados ao processo ensino-aprendizagem, à infraestrutura e a atividade profissional versus cotidiano familiar. Os resultados contribuem para a prática pedagógica baseada em evidência de enfermeiros docentes, possibilitando reflexões para estratégias que garantem a qualidade no ensino de enfermagem durante contextos pandêmicos e fortalecendo a tomada de decisões do processo de trabalho desses profissionais.
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