CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA SEDOANALGESIA EM TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.495Palavras-chave:
analgésicos opioides, sedativos, unidade de terapia intensiva, cuidados de enfermagemResumo
A sedação proporciona uma redução da resposta fisiológica aos fatores estressantes, melhorando o prognóstico do paciente, e quando associada à analgesia, é uma terapêutica importante para potencializar os efeitos e prevenir a ocorrência da síndrome pós-traumática na terapia intensiva. Objetiva-se identificar artigos científicos relacionados ao uso de sedativos e analgésicos naterapia intensiva e os cuidados de enfermagem. Revisão integrativa realizada nas bases de dados SciELO, LILACS,CINAHL e BDENF a partir dos critérios de elegibilidade, totalizando 12 artigos para compor o estudo. É necessário proporcionar um nível adequado de sedação e analgesia a cada paciente, utilizando-se de fármacos com características ideais para essa finalidade. Identificou-se a importância de protocolos para nortear a prática clínica e a utilização de escalas para avaliação do paciente. Os achados demonstram falhas no conhecimento dos profissionais de saúde e divergências na prática clínica. Infere-se que os níveis elevados de sedação ocasionam desfechos negativos, enquanto que a sedação leve traz maiores benefícios ao paciente, diminuindo o tempo de internação e do uso de ventilação mecânica. Destaca-se a importância da adoção de protocolos e padronização no atendimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.