HISTÓRIA DA ENFERMAGEM DA UFCG DE CUITÉ CONTADA PELAS PIONEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i2.482Palavras-chave:
Institucionalização, Bacharelado em Enfermagem, Ensino.Resumo
Pesquisa qualitativa que visa reconstituir o processo de institucionalização do ensino de Enfermagem na Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité, a partir do discurso de colaboradoras que vivenciaram a implementação do curso. A pesquisa foi fundamentada metodologicamente na história oral temática e a análise dos dados seguiu as etapas de transcrição, textualização e transcriação, sucedendo-se à correlação com uma pesquisa documental sobre o curso, realizada na própria instituição. O curso de Bacharelado em Enfermagem foi criado em 2005 e começou a funcionar em 2007. Seu início foi marcado por desafios relacionados à estrutura física, laboratórios, corpo docente, grade curricular, campos de estágios e questões administrativas. Passados dez anos de funcionamento, hoje ele é uma referência em formação acadêmica de qualidade, conquistou autonomia e um corpo docente bem estruturado, apesar de ainda existirem fragilidades relacionadas aos campos de estágios. Acompanhando as mudanças positivas, surgem as perspectivas de implantação de pós-graduação, desenvolvimento de novos projetos, ampliação da oferta de estágios, e a criação de um hospital universitário. Esta pesquisa veio propiciar para a comunidade acadêmica, em especial a do curso de enfermagem, a oportunidade de resgatar e conhecer as bases formadoras do ensino da enfermagem neste campus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.