A GINCANA CIENTÍFICA COMO DISPOSITIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA

Autores

  • Janaína von Söhsten Trigueiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Cíntia Feitosa Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Débora Thaise Freires Brito Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana Montenegro Albuquerque Universidade Federal de Campina Grande
  • Édija Anália Rodrigues Lima Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v2i2.32

Palavras-chave:

Enfermagem, Monitoria, Ensino-aprendizagem

Resumo

Dentre as estratégias que contribuem para o ensino-aprendizagem, temos como exemplo a gincana científica, a qual incentiva os alunos e monitores a buscar e expressar seus conhecimentos, por meio do trabalho em equipe. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo esclarecer que a gincana cientifica é um tipo de estratégia que pode ser desenvolvida pelos monitores como forma de ampliar a troca de conhecimento e avaliar o ensino-aprendizagem, quando através do diálogo estabelecido entre monitor e aluno durante a execução da atividade, ambos ensinam e aprendem a refletir criticamente. Trata-se de um Relato de Experiência de caráter descritivo, vivenciado pelas monitoras da disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité, no primeiro semestre de 2014. Durante a gincana os alunos demonstraram domínio dos conteúdos, maior interação com as monitoras, clarificaram dúvidas e posteriormente, verificou-se um melhor desempenho na avaliação da disciplina. Dessa forma, infere-se que iniciativas como esta devem ser implementadas em todas as instituições de ensino superior, uma vez que a gincana científica é um dispositivo de ensino-aprendizagem, o qual envolve toda a turma em favorecimento do conhecimento em diferentes temas, enfatizando assim, o saber e o desenvolvimento de cada aluno.

Downloads

Publicado

29-12-2015

Como Citar

TRIGUEIRO, Janaína von Söhsten; SILVA, Cíntia Feitosa; BRITO, Débora Thaise Freires; ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro; LIMA, Édija Anália Rodrigues. A GINCANA CIENTÍFICA COMO DISPOSITIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 2, n. 2, p. 10, 2015. DOI: 10.20438/ecs.v2i2.32. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/32. Acesso em: 13 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 82

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.