DETERMINAÇÃO DO INTERVALO DE PÓS-MORTE DE CADÁVERES: IMPASSES ENCONTRADOS NAS TÉCNICAS UTILIZADAS PELA PERÍCIA FORENSE
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.325Palavras-chave:
Antropologia Forense, Ciências Forenses, Entomologia, Prova Pericial, Toxicologia Forenses.Resumo
O Intervalo de Pós-Morte pode ser definido como o período de tempo entre a morte e o momento em que o cadáver é encontrado, tendo grande importância nas circunstâncias do óbito, reconstituição de cenas, relação do suspeito com a cena do crime, e outros. Variadas técnicas foram desenvolvidas ao longo dos anos para tentar se aproximar ao máximo do período real, cada uma com suas especificações próprias. Objetivou-se descrever alguns dos principais impasses evidenciados nas técnicas utilizadas para determinação do Intervalo de Pós-morte. Revisão de literatura com abordagem qualitativa nas bases de dados eletrônicas: SciELO, PubMed, e Google Scholar, de artigos publicados entre 2005 e 2019, em português ou inglês, pesquisas exploratórias, experimentais ou descritivas, utilizando descritores específicos. Os estudos mostram as variadas técnicas para estimar o Intervalo de Pós-Morte, dentre elas: uso de insetos, através da arcada dentária, pela degradação óssea, estas são as mais descritas, cada uma com condições específicas, vantagens e desvantagens. Fatores ambientais, uso de algumas drogas, doenças degenerativas são fatores que podem interferir diretamente nos resultados e, consequentemente, induzir o erro. A partir da análise dos dados, pode-se observar que existem algumas deficiências nas metodologias, e surge a necessidade que novos estudos experimentais para aprimorar as técnicas, auxiliando a perícia forense a desvendar os casos criminais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.