ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS

Autores

  • ANDERSON MÜLLER FLORES UFBA

DOI:

https://doi.org/10.35572/ecs.v12i2.710

Palavras-chave:

desafios educacionais, formação docente, licenciatura em geografia

Resumo

A formação dos licenciandos envolve a vivência dos discentes em escolas da educação básica e espaços não escolares, onde participam de atividades pedagógicas, observam aulas e realizam sua regência. O docente, por sua vez, enfrenta desafios como a inserção dos licenciandos nas escolas e a incompatibilidade de calendários entre universidade e as instituições de ensino básico, agravada pelos efeitos da pandemia de COVID-19. A falta de investimento em deslocamentos para discentes e docentes dificulta a realização do estágio, especialmente em escolas periféricas, que acabam recebendo menos estagiários. As expectativas dos discentes incluem a inserção no ambiente escolar e a prática docente, enquanto os docentes esperam uma boa recepção e integração     dos alunos nas escolas. O estágio supervisionado promove reflexões sobre a prática docente e a integração entre teoria e prática. Em 2024, os desafios se intensificam com a inserção da avaliação do ENADE para os cursos de licenciatura.

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Publicado

05-11-2025

Como Citar

MÜLLER FLORES, ANDERSON. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.35572/ecs.v12i2.710. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/710. Acesso em: 6 nov. 2025.

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