ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.35572/ecs.v12i2.710Palavras-chave:
desafios educacionais, formação docente, licenciatura em geografiaResumo
A formação dos licenciandos envolve a vivência dos discentes em escolas da educação básica e espaços não escolares, onde participam de atividades pedagógicas, observam aulas e realizam sua regência. O docente, por sua vez, enfrenta desafios como a inserção dos licenciandos nas escolas e a incompatibilidade de calendários entre universidade e as instituições de ensino básico, agravada pelos efeitos da pandemia de COVID-19. A falta de investimento em deslocamentos para discentes e docentes dificulta a realização do estágio, especialmente em escolas periféricas, que acabam recebendo menos estagiários. As expectativas dos discentes incluem a inserção no ambiente escolar e a prática docente, enquanto os docentes esperam uma boa recepção e integração dos alunos nas escolas. O estágio supervisionado promove reflexões sobre a prática docente e a integração entre teoria e prática. Em 2024, os desafios se intensificam com a inserção da avaliação do ENADE para os cursos de licenciatura.