PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.626Palavras-chave:
Coorientação, Mestrado, Iniciação científica, Ensino superiorResumo
A coorientação de Iniciação Científica (IC) desempenha um papel imprescindível no desenvolvimento formativo dos estudantes de Mestrado ao prepará-los para a futura carreira acadêmica e profissional, particularmente aquelas que demandam a execução de atividades de supervisão e acompanhamento acadêmico. O objetivo foi relatar as experiências de um estudante de pós-graduação, nível Mestrado Acadêmico, durante o cumprimento de suas atividades de coorientação de IC. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido entre o período de agosto de 2023 a janeiro de 2024. Ao longo da coorientação, uma variedade de atividades teóricas e práticas foi planejada e executada tanto para garantir a aprendizagem da estudante de IC, quanto para viabilizar a execução do projeto de pesquisa. O pós-graduando teve a oportunidade de desenvolver e aprimorar competências e habilidades pedagógicas, incluindo liderança, comunicação, ensino, supervisão, resolução de problemas e gestão de recursos. Enfrentou alguns desafios provenientes da gestão de tempo, motivação da discente-orientanda e adaptação aos imprevistos, superados por meio de estratégias de planejamento, organização e comunicação eficazes. Tal experiência não só impulsionou o crescimento acadêmico do mestrando, mas também o seu amadurecimento no âmbito pessoal e profissional, contribuindo com a sua formação para assumir futuras responsabilidades como docente e pesquisador.
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