PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Kelvyn Kennedy de Figueiredo Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Bruna Braga Dantas Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.626

Palavras-chave:

Coorientação, Mestrado, Iniciação científica, Ensino superior

Resumo

A coorientação de Iniciação Científica (IC) desempenha um papel imprescindível no desenvolvimento formativo dos estudantes de Mestrado ao prepará-los para a futura carreira acadêmica e profissional, particularmente aquelas que demandam a execução de atividades de supervisão e acompanhamento acadêmico. O objetivo foi relatar as experiências de um estudante de pós-graduação, nível Mestrado Acadêmico, durante o cumprimento de suas atividades de coorientação de IC. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido entre o período de agosto de 2023 a janeiro de 2024. Ao longo da coorientação, uma variedade de atividades teóricas e práticas foi planejada e executada tanto para garantir a aprendizagem da estudante de IC, quanto para viabilizar a execução do projeto de pesquisa. O pós-graduando teve a oportunidade de desenvolver e aprimorar competências e habilidades pedagógicas, incluindo liderança, comunicação, ensino, supervisão, resolução de problemas e gestão de recursos. Enfrentou alguns desafios provenientes da gestão de tempo, motivação da discente-orientanda e adaptação aos imprevistos, superados por meio de estratégias de planejamento, organização e comunicação eficazes. Tal experiência não só impulsionou o crescimento acadêmico do mestrando, mas também o seu amadurecimento no âmbito pessoal e profissional, contribuindo com a sua formação para assumir futuras responsabilidades como docente e pesquisador.

Biografia do Autor

  • Kelvyn Kennedy de Figueiredo Silva, Universidade Federal de Campina Grande
    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia da Universidade Federal de Campina Grande.
  • Bruna Braga Dantas, Universidade Federal de Campina Grande
    Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Saúde da Universidade Federal de Campina Grande e coordenadora do OCC (Observatório de Câncer do Curimataú).

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Publicado

11-01-2025

Como Citar

KENNEDY DE FIGUEIREDO SILVA, Kelvyn; BRAGA DANTAS, Bruna. PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Educação, Ciência e Saúde, Cuité, Paraíba, Brasil, v. 11, n. 2, 2025. DOI: 10.20438/ecs.v11i2.626. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/626. Acesso em: 10 maio. 2025.

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